CBR completa 75 anos hoje


O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) chega a três quartos de século, confira um pouco dessa trajetória

O CBR foi fundado no ano de 1948, durante a I Jornada Brasileira de Radiologia , que aconteceu na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em São Paulo (SP). Desde então, são mais de sete décadas de atuação do Colégio em prol dos médicos radiologista e da radiologia brasileira.

Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por imagem:

O tradicional evento segue sendo o principal do Colégio ao longo destes 75 anos. Porém, em seu início, o Congresso tinha outro nome, era chamado Jornada Brasileira de Radiologia, inclusive o CBR foi fundado durante a primeira Jornada. Porém, a partir da décima edição, o evento passou a ter o nome de Congresso Brasileiro de Radiologia. Além da mudança no nome, a partir do ano de 1997 o Congresso passou a ser anual. Desde o início do CBR até o momento, foram realizados 51 Congressos, este ano contempla a edição de número 52, e acontecerá no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de outubro. Inclusive, em todos esses anos a cidade que mais recebeu e recebe o Congresso é o Rio de Janeiro, ao todo, 11 edições do evento foram realizadas na cidade maravilhosa, com a deste ano, chegará a 12. Depois da capital carioca, vem a capital paulista, que recebeu o evento em sete oportunidades. Na sequência vem Curitiba, que sediou seis vezes o evento. Vale ressaltar que o Congresso Nacional de Radiologia e Diagnóstico por imagem já passou por 14 cidades distintas de 11 estados diferentes.

Defesa Profissional

Desde a fundação da instituição, assuntos voltados à Defesa Profissional integram as pautas prioritárias do Colégio. Nas décadas de 50 e 60, a instituição defendeu diversas reivindicações dos radiologistas, como as dificuldades encontradas para importar materiais radiológicos e a solicitação ao Governo Federal para…



Leia Mais >