A Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) completou em abril 20 anos em defesa do fortalecimento do setor. São duas décadas de atuação com uma série de conquistas na busca constante pela melhora na qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem e na defesa dos interesses de seus associados em negociações com os diversos atores do segmento, assim como órgãos reguladores, legisladores e fiscalizadores.
Ligada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a ABCDI se consolidou como uma entidade forte e atuante. “As conquistas da ABCDI nesses 20 anos foram várias. Primeiro a sua criação, ela sair do papel para se tornar uma associação de verdade. A partir do momento em que ela foi criada, pelas gestões anteriores, começou já a buscar organizar e criar valor para as clínicas. Trazer qualidade e valor”, avalia o diretor da ABCDI, Luís Ronan Souza (MG).
“E como você pode fazer isso, trazer qualidade e valor? Através do empoderamento dos donos de clínicas e seus administradores. Seja por aproximação com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), seja para as questões dos Selos de Qualidade ou do Padi, seja pelos cursos de gestão, para trazer luz aos donos de clínicas sobre o que está acontecendo no mercado de saúde, como se comporta o mercado de saúde atualmente e quais as ferramentas que eles têm para sobreviver a esta ‘selva’, às constantes mudanças”, explica Ronan.
‘Ensinar a pescar’
Os cursos de gestão são foco da ABCDI desde o início de sua trajetória. “É uma forma de fortalecer e empoderar o radiologista administrador da clínica. É ‘ensinar a pescar’”, ressalta o diretor da associação. Atualmente, são oferecidos os cursos Gestão de Clínicas, dividido em módulos; e o recém-lançado Engenharia Clínica, que é de curta duração, online, com vagas gratuitas para associados, e…
Leia Mais >