Tratamento revolucionário para Fibrose Cística recebe aprovação da Conitec para incorporação ao SUS.


Em um marco histórico para a saúde pública brasileira, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) deu sinal verde para a incorporação da terapia tripla, através do medicamento Trikafta (associação de Elexacaftor, Tezacaftor e Ivacaftor), no tratamento da fibrose cística. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 3 de agosto, durante a 121ª reunião da Comissão. (Acesse aqui a ata divulgada da reunião)

Este é um grande triunfo para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), que incansavelmente, realizou reuniões com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e outros órgãos públicos, em busca de melhores condições de tratamento para a fibrose cística no Brasil.

(Leia o posicionamento dos Departamentos de Pneumopediatria e da Comissão de Fibrose Cística da SBPT a respeito do medicamento Trikafta)

“A Fibrose Cística é uma doença genética rara, afetando mais de 6000 pacientes brasileiros. Infelizmente, precisamos apresentar a estatística de que apenas 25% dos nossos pacientes chegam aos 18 anos de idade. Atualmente, sabemos que existe uma terapia chamada “terapia tripla” para o tratamento desta doença, que faz a diferença, não entre a vida e a morte, mas entre a morte e uma vida quase normal de qualidade.

Considero a utilização e a incorporação do TRIKAFTA®️, da terapia tripla, no SUS e sua oferta aos nossos pacientes que preencham os critérios de elegibilidade genéticos adequados, uma mudança de paradigma no tratamento das pessoas no Brasil. Esta é uma linha de cuidado integral que iremos desenvolver a partir da aprovação deste medicamento.

Sem dúvida, o Brasil dá um grande passo adiante em termos de saúde pública com essa decisão e, como especialistas e pneumologistas que tratamos desses pacientes, acompanhando o…



Leia Mais >