Transição de gestão marca avanços e novos desafios para a pneumologia brasileira – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Neste sábado (14/12), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizou uma última reunião de transição entre as diretorias do biênio 2023-2024 e 2025-2026. O evento marcou o encerramento da gestão da Dra. Margareth Dalcolmo, com o balanço de conquistas alcançadas, e a recepção da nova diretoria, liderada pelo Dr. Ricardo Amorim Corrêa, que assumirá oficialmente em 1º de janeiro de 2025.

Em seu discurso, Margareth Dalcolmo analisou sua gestão, destacando a modernização administrativa, os avanços na saúde pública respiratória e o aumento de impacto do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), além de reforçar a importância de uma transição eficiente, que assegure a continuidade do crescimento e fortalecimento da sociedade para os próximos anos.

A presidente enfatizou a modernização da SBPT, que incluiu a implementação de um sistema digital para armazenar toda a documentação da sociedade, trazendo mais segurança jurídica à entidade, com processos administrativos mais claros e acessíveis, e também um software financeiro que trouxe mais transparência e eficiência para a gestão. “Criamos um sistema que administra financeiramente tudo. Não tem mais nada manual, é prático, simples e eficiente”, enfatizou.

Outro destaque foi o aumento significativo na participação de residentes em eventos da sociedade, bem como no número de vagas ofertadas nas formações educacionais oferecidas pela SBPT, como o Acolhe.

Na área da saúde, a presidente falou sobre a importância de dar seguimento a iniciativas como o Projeto de Espirometria, em parceria com o Ministério da Saúde, que prevê a compra de espirômetros e a capacitação de técnicos especializados. Margareth também reforçou a necessidade de seguir pressionando o governo quanto à implementação de terapias já aprovadas e incorporação de novos medicamentos e…



Leia Mais >