
Em 20/01/2023, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) divulgou uma nota oficial em conjunto com a SBPT, a European Respiratory Society (ERS), instituições de saúde e sindicato de trabalhadores sobre a importância de se criar mecanismos para a promoção de ambientes sem fumo.
No comunicado, as organizações expõem as evidências científicas sobre os riscos da exposição ao tabaco e se colocam à disposição para apoiar a sociedade civil, os sindicatos de trabalhadores da indústria de hotelaria, turismo e restaurantes, o poder local e o Ministério da Saúde e do Turismo em estratégias e políticas de controle do tabaco.
O coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa, contribuiu com a nota, observando que “se o fumo é permitido livremente, fumar é implicitamente comunicado ao adolescente como sendo um comportamento aceitável para os membros daquela comunidade ou sociedade”.