SBPT realizará evento ao vivo no YouTube – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Todos os anos, em 31 de maio, as instituições de saúde chamam a atenção para os danos à saúde, riscos sociais e econômicos do tabagismo. Em 2022, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta também para o impacto ambiental causado pelos cigarros e cigarros eletrônicos.

Por isso, neste Dia Mundial Sem Tabaco 2022, a SBPT fará o evento Cigarros eletrônicos e produtos do tabaco: poluindo o ambiente interno e externo, ao vivo no YouTube, às 19h, com os pneumologistas da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade.

Participe aqui.

Cigarros eletrônicos: o que se sabe até agora sobre os “vapes”

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) lembra que os dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) são produtos da mesma indústria que já causa mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo, muitas delas, evitáveis.

No podcast Direto ao Ponto SBPT sobre o Dia Mundial Sem Tabaco, o coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa, explicou que os novos produtos da velha indústria contêm pelo menos 80 substâncias químicas, entre elas, a nicotina, que causa dependência, além propilenoglicol e glicerina vegetal, que produzem acetaldeído, substância associada ao reforço do poder de dependência da nicotina.

Além disso, o especialista esclarece que o filamento aquecido dentro desses dispositivos é feito com metais, como níquel, latão, cobre e cromo, que são inalados conforme o líquido aquece e gera vapor. Portanto, fumantes de cigarro eletrônico têm níveis maiores de concentração de níquel no organismo, por exemplo, um carcinogênico grau 1, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

Em uma revisão sistemática publicada recentemente pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Saúde da Austrália, a análise…



Leia Mais >