SBPT publica Recomendações Para Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada 2022 – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Em artigo especial publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia vol. 48, n. 5 / 2022, os pneumologistas da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia atualizaram o consenso sobre oxigenoterapia domiciliar prolongada, abordando aspectos como as particularidades do uso de oxigênio em diversas doenças e situações, como o uso em pediatria, exercícios físicos, sono, cuidados paliativos, viagens aéreas, entre outras.

“O paciente que faz uso contínuo de oxigênio deve ser avaliado periodicamente sobre a manutenção do tratamento e adaptação em diferentes situações do dia a dia. Nestas recomendações, também apresentamos diversos quadros com informações práticas, que destacam desde a determinação de real necessidade deste tratamento, como fazer a prescrição e encaminhamento para o SUS, até aspectos de educação dos pacientes, familiares e cuidadores”, ressalta a Dra. Maria Vera Castellano, primeira autora do artigo.

O consenso anterior a este foi publicado pela SBPT em 2000. Este novo documento é uma revisão não sistemática da literatura, realizada por pneumologistas brasileiros com base nas recomendações da British Thoracic Society (BTS), American Thoracic Society (ATS) e Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR), adaptadas à realidade nacional.

A oxigenoterapia domiciliar é utilizada há mais de 70 anos para melhorar a qualidade e expectativa de vida dos pacientes. A prescrição é mais frequente para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Hipertensão Pulmonar (HP), Doenças Pulmonares Intersticiais (DPI) e outras que evoluem com hipoxemia grave em repouso.

Leia o artigo completo.



Leia Mais >