SBPT publica Consenso em Distúrbios Respiratórios do Sono – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Os pneumologistas do Departamento de Distúrbios Respiratórios do Sono da SBPT atualizaram o consenso sobre Medicina do Sono, com ênfase na apneia obstrutiva do sono (AOS).

O artigo especial Consenso em Distúrbios Respiratórios do Sono foi assinado por 14 médicos experientes na área e publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia vol. 48, n. 4, de julho/agosto de 2022. Leia aqui.

De acordo com os pesquisadores, as estimativas recentes sugerem que quase um bilhão de pessoas possa ter AOS e o Brasil se encontra entre os dez países com o maior número estimado de indivíduos com a doença.

“A apneia obstrutiva do sono frequentemente está associada a uma série de comorbidades, notadamente cardiovasculares, metabólicas e neurocognitivas, que impactam significativamente na qualidade de vida e na mortalidade”, explica o Dr. Ricardo Luiz de Menezes Duarte, coordenador do Departamento de Distúrbios do Sono da SBPT e primeiro autor do artigo.

Além da prevalência, o artigo traz dados sobre fisiopatologia da AOS, consequências clínicas, associação com doenças pulmonares crônicas, suspeita clínica, diagnóstico laboratorial, diagnóstico domiciliar, titulação com pressão positiva (CPAP), tratamento com pressão positiva, acompanhamento do tratamento com o CPAP e evidências sobre outros tratamentos.

O conteúdo abrange, ainda, as síndromes de hipoventilação do sono, apneia central do sono e apneia obstrutiva do sono na criança.

Leia o artigo no JBP vol. 48 n. 4 jul/ago 2022.



Leia Mais >