SBPT propõe parceria com o Conasems para ampliar capacitação de profissionais na Atenção Primária – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Na última quarta-feira (29/10), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) esteve reunida com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para discutir estratégias de fortalecimento da Atenção Primária no diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro, que contou com a participação do diretor de Defesa Profissional da SBPT, Dr. Thúlio Marquez Cunha, e da secretária-geral da Sociedade, Dra. Flávia Fonseca, reuniu 25 dos 27 diretores do Conasems, além de representantes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), e marcou um passo importante para a construção de parcerias voltadas à capacitação de profissionais em todo o país.

Durante sua apresentação, o Dr. Thúlio Cunha destacou que a asma afeta cerca de 10% da população e 30% dos atletas olímpicos, ressaltando a relevância do tema para a saúde pública. “O Conasems é o espaço ideal para debatermos esse assunto e buscarmos soluções conjuntas. Apesar dos desafios, é possível mudar o cenário com a atuação qualificada da Atenção Primária”, afirmou.

Ao tratar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o diretor da SBPT reforçou que o tabagismo segue como principal fator de risco e que a cessação do fumo é determinante para reduzir os casos e a mortalidade.

Ele lembrou que, embora a incidência de diversas doenças esteja em queda no mundo, a DPOC já figura como a terceira principal causa de morte global. O pneumologista também chamou atenção para o subdiagnóstico e a escassez de especialistas, destacando a importância de capacitar os profissionais da Atenção Primária.

A Dra. Flávia Fonseca complementou que é possível mudar o panorama nacional investindo na formação das equipes de saúde. “Podemos transformar a realidade com o fortalecimento da Atenção…



Leia Mais >