Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Nesta quarta-feira (18/12), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo, participou da coletiva de imprensa, promovida pelo Ministério da Saúde, que apresentou os resultados da pesquisa Epicovid 2.0. Na ocasião, a ministra da saúde, Nísia Trindade, destacou que a pesquisa não traz apenas o impacto biológico do vírus, mas também as consequências duradouras para a saúde mental, social e econômica dos brasileiros.
“É um estudo amplo e abrangente sobre a doença, que começou em 2021, mas que não teve continuidade à época em decorrência do negacionismo em relação à ciência e a não disponibilização de dados”, lembrou. “Hoje, o Ministério da Saúde reconhece a importância da pesquisa e mantém a linha de apoio”, reiterou a ministra, destacando o investimento de R$ 8 milhões de reais para retomar o estudo e entregar os resultados.
Nísia finalizou agradecendo a colaboração científica entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fiocruz que possibilitaram o sucesso alcançado com a entrega deste importante trabalho.
“Não estamos falando apenas de quem ficou internado em terapia intensiva ou intubado, mas de pessoas que apresentam sintomas persistentes que comprometem sua autonomia, como fadiga,…