De 9 a 13 de setembro, a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Margareth Dalcolmo, o presidente eleito (2025-2026), Dr. Ricardo de Amorim Corrêa, a Diretora de Assuntos Científicos, Dra. Valéria Maria Augusto, o Diretor de Defesa em Exercício Profissional, Dr. Octavio Messeder, o Diretor de Comunicação, Dr. Waldo Mattos e a editora chefe do JBP, Dra. Marcia Pizzichini, participaram do congresso anual da Sociedade Respiratória Europeia – European Respiratory Society (ERS), em Milão, na Itália.
Realizado em formato híbrido, com participações presenciais e online, o congresso promoveu 5 dias de intensa troca de conhecimentos com centenas de profissionais da saúde respiratória de todo o mundo.
No primeiro dia do evento, a presidente da SBPT atuou como chair na Sessão de Língua Portuguesa e Espanhola – mesa que tem sido bastante tradicional nos últimos anos deste congresso e que é coordenada conjuntamente com a ERS, a Associação Latinoamericana de Tórax (ALAT), a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), com a participação dos respectivos dirigentes de cada associação e sociedade.
Neste ano, a sessão abordou os avanços das terapias biológicas em doenças respiratórias não infecciosas como: asma grave; câncer de pulmão; DPOC; e doenças pulmonares intersticiais. Esta última, inclusive, foi tema da apresentação do médico brasileiro, Bruno Baldi, que falou sobre as principais indicações, eventos adversos e perspectivas futuras do uso desses biológicos.
“É um tema bastante atual e pude contribuir com as principais indicações dessas medicações dentro das doenças pulmonares intersticiais, que é a minha área de atualização. Trouxe também os principais eventos adversos associados a essas medicações, com ênfase maior no…