Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
De 7 a 11 de setembro, representantes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participaram do Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia – European Respiratory Society (ERS), em Viena, na Áustria. Realizado em formato híbrido, com participações presenciais e online, o congresso promoveu cinco dias de intensa troca de conhecimentos com milhares de profissionais da saúde respiratória de todo o mundo.
Na sexta-feira (6/9), a presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo representou a sociedade no Global Allergy and Airways Patient Platform Summit (GAAPP), um evento pré-congresso realizado no Fleming Hotel Wien-Stadthalle que destacou questões globais sobre alergias e vias aéreas, áreas de crescente relevância na saúde pública mundial.
No sábado (7/9), a presidente também participou do “COPD Index”, junto ao diretor de ensino da SBPT, Dr. Clystenes Silva, no qual discutiram os resultados do estudo sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e estratégias para impulsionar mudanças no cenário global.
“É notável a alta qualidade das apresentações, especialmente no que diz respeito ao acesso a novos medicamentos e terapias inovadoras para doenças de grande relevância, como a asma brônquica e a DPOC. Um ponto de destaque foi a aprovação de imunobiológicos para DPOC, com o Brasil sendo um pioneiro ao aprovar o uso do dupilumabe para essa condição, antes mesmo do FDA nos Estados Unidos”, enfatizou Margareth Dalcolmo.
A presidente da SBPT também relatou a atuação da sociedade nas discussões relacionadas ao câncer de pulmão. “Foi encorajador ver que estamos seguindo o caminho certo no Brasil. A criação de uma aliança nacional contra o câncer de pulmão, por exemplo, se alinha ao modelo europeu, focando no diagnóstico precoce e no acesso mais amplo a essas tecnologias, com o objetivo de reduzir a…