Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Na quarta-feira (19/03), a secretária-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Flávia Fonseca, participou do 7º Encontro Técnico sobre Inovações e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras, realizado no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista da Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras (ITEC Raras) apresentou a Agenda Legislativa 2025 para especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil.
Segundo a presidente da Frente Parlamentar, deputada Rosângela Moro (União-SP), a agenda foi elaborada de forma colaborativa e será atualizada continuamente a fim de refletir novos desafios e conquistas no setor.
“Ela abrange informações sobre a Frente Parlamentar, o SUS e a saúde suplementar, além do cenário das doenças raras. Nesse contexto, as propostas legislativas se baseiam em três pilares: pesquisa clínica, registro de medicamentos e incorporação de tecnologias em saúde. O objetivo é garantir diagnóstico precoce, acesso a tratamentos e financiamento adequado”, explicou a deputada.
Anteriormente, essas associações só podiam contribuir de forma indireta, apresentando relatos e perspectivas durante as reuniões da Conitec. Com a nova legislação, será estabelecido um sistema de assentos rotativos, no qual representantes dessas associações serão selecionados de acordo com a temática em pauta.