De 09 a 11 de novembro, representantes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participaram do 39º Congresso de Pneumologia e do 4º Congresso Luso-PALOP de Pneumologia em Algarve, Portugal.
Organizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), o evento reuniu cerca de 600 profissionais de saúde de todo o mundo e contou com ampla grade científica, que abordou os mais diversos temas da especialidade, como asma, DPOC, tuberculose, pneumonia, tabagismo, câncer de pulmão, entre outros.
O presidente da SPP, Dr. Antônio Morais, ressaltou a alegria de realizar o congresso em um período pós-pandemia. “Voltamos a dar relevância a toda diversidade e abrangência da Pneumologia, com as extraordinárias inovações que a investigação recente nos tem proporcionado, quer no entendimento da fisiopatologia, quer na abordagem diagnóstica ou na intervenção terapêutica”, avaliou Morais.
“O Congresso Português de Pneumologia, coordenado pela Sociedade Portuguesa, que é nossa sociedade irmã da especialidade, foi de grande qualidade técnica, com excelentes apresentações e temas extremamente atuais, dando muita relevância aos temas relacionados a câncer do pulmão, ventilação mecânica domiciliar, tuberculose segundo os novos guidelines, doenças intersticiais respiratórias”, destacou Margareth Dalcolmo.