De 17 a 22 de maio, representantes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participaram do Congresso da American Thoracic Society (ATS) 2024, que aconteceu em San Diego, Califórnia.
O evento contou com uma comitiva de 89 médicos brasileiros e uma atuação expressiva do país com 46 trabalhos científicos (abstracts) apresentados. Na agenda da SBPT, uma série de atividades e apresentações destacaram o papel de liderança da sociedade no cenário médico internacional.
A presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo desempenhou papel de destaque no congresso, participando de atividades como a sessão “There ‘s Nothing Latent About Latent TB“, que aborda o impacto global da tuberculose; atuou como facilitadora na sessão “Bacteria cases unleashed” e participou do Fórum de Mulheres e do ATS SpeakEasy, uma inovação na programação da Conferência Internacional ATS 2024.
O Dr. Jose Tadeu Colares Monteiro palestrou na sessão da Respiratory Society of the Americas sobre pneumonia em populações vulneráveis nas Américas. E demais membros da SBPT, como o Dr. Ricardo Stein e o Dr. Frederico Fernandes, também participaram de diversas atividades.
A SBPT também participou de encontros importantes no congresso, como a reunião com a European Respiratory Society (ERS), o evento global da Sanofi “Leading with Innovation“, e a sessão de networking e celebração para os líderes das sociedades de pares.
É inegável que o Brasil de destacou no ATS 2024. Dos 25 abstracts premiados com inscrição gratuita no congresso, três foram brasileiros:
- Caio Fernandes, que apresentou um estudo sobre o uso do selexipag para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar associada à esquistossomose – o estudo Selsch;
- Cássia Goulart, com um estudo descritivo sobre o estado funcional, qualidade de vida e função pulmonar de pessoas vivendo com HIV com sequelas pós-COVID-19 após 2 anos da doença aguda:…