A Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, integrou a mesa “Fortalecimento da atenção às pessoas com tuberculose drogarresistente (TBDR)”, no Seminário Internacional “Compromissos de Alto Nível para a Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com o Ministério da Saúde, nos dias 12 e 13/04/2023, em Brasília (DF).
Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobretudo na área de doenças infectocontagiosas, a pneumologista apresentou as perspectivas de novos tratamentos para a TB, com redução do tempo de tratamento, uma vez que foi investigadora principal do estudo SimplicTB, que será em breve publicado.
Na mesa de discussão, estiveram presentes, ainda, representantes da Coordenação geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn e Maiko Tonini, e as coordenadoras dos programas de tuberculose das Secretarias de Saúde dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Maranhão, Ana Angélica Bulcão, Maíra Veloso e Leyna Lima, respectivamente.