SBPT participa de evento sobre os impactos da DPOC no Brasil


No dia 15/06, a Diretora Financeira da SBPT, Dra. Maria Enedina Scuarcialupi, representou a Sociedade no debate sobre “Avaliação dos impactos da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica no ambiente ocupacional brasileiro”, realizado na sede da Firjan/SESI, no Rio de Janeiro (RJ).

A Firjan/SESI é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção de saúde e qualidade de vida para os trabalhadores da indústria e toda a sociedade.

O workshop foi coordenado pelo Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional (CIS-SO/SESI). Além da SBPT, estiveram presentes representantes da sociedade civil, pacientes com DPOC, os Conselhos Nacionais dos Secretários de Saúde (CONASS) e das Secretarias de Saúde (Conasems), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA), Boheringer Ingelheim e outras instituições.

No evento, a Dra. Maria Enedina abordou o perfil epidemiológico da DPOC nas mulheres e o pneumologista Dr. Carlos Leonardo Pessoa, da SBPT e Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ), falou sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da DPOC.

Ainda, o membro da Firjan, Leon de França Nascimento, apresentou números da DPOC, internações, mortalidade, afastamentos pelo INSS, gastos com auxílio-doença, aposentadoria, etc.

“O objetivo é que essas discussões se revertam em mais políticas públicas e privadas para a DPOC, melhorias no SUS e na seguridade social de pacientes”, explicou a Dra. Maria Enedina Scuarcialupi.

Dra. Maria Enedina Scuarcialupi, da SBPT, e Leon Nascimento, da Firjan.

Assista ao workshop completo no YouTube:




Leia Mais >