A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e a Associação Latino-Americana de Tórax (ALAT) assinaram um contrato de adesão regional internacional para beneficiar seus associados e promover a saúde respiratória na América Latina.
O acordo possibilita que os associados da SBPT tenham acesso a cursos, recursos e publicações da ALAT, além de descontos nas taxas de filiação e participação em congressos de ambas as instituições.
Os membros da SBPT então desfrutarão de uma taxa reduzida de filiação institucional à ALAT de forma gratuita no primeiro ano (2023) e ótimo desconto para os dois anos subsequentes (2024 e 2025) no valor de 15 dólares. Vale ressaltar que a taxa anual padrão para médicos não associados à SBPT é de 100 dólares.
Para fortalecer a colaboração, cada associado terá a oportunidade de integrar dois dos 17 departamentos da ALAT, com direito a voz e voto em reuniões administrativas mensais, além de poder se candidatar a cargos de direção nas eleições bienais.
A atuação nos departamentos escolhidos também poderá ser realizada por meio da colaboração na construção de guias clínicos e participação em webinários, simpósios, workshops e cursos, seja como palestrante, moderador e até mesmo organizador de simpósios para Congressos da ALAT, no qual também poderão atuar, gratuitamente, como revisores e/ou apresentadores de trabalhos.
Os associados terão ainda acesso a recursos da revista ALAT Archives of Bronconeumology em Inglês e Espanhol; Menor custo nas conferências anuais da ALAT; Participação de atividades e projetos ALAT/ATS (como o curso MECOR); e publicação na revista Respirar.
Para a presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, o acordo de cooperação entre SBPT e ALAT é um marco, que resgata a fundação da ALAT, em São Paulo, há 26 anos, com a primeira presidência exercida…