
Em 14/05/2022, a American Thoracic Society premiou os melhores trabalhos científicos de pesquisadores jovens, provenientes de 15 países. O International Scholars Poster Colloquium aconteceu no International Participants Center (IPC), durante o Congresso ATS 2022.
Dois estudos brasileiros ganharam destaque pela relevância e contribuição com a saúde respiratória:
O primeiro buscou analisar a função endotelial de pacientes internados com exacerbação aguda de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) após a reabilitação baseada em exercícios com bandas elásticas.
O estudo randomizado controlado foi desenvolvido pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e incluiu 20 pacientes, dez ficaram no grupo de controle e dez receberam intervenção com reabilitação.
Os autores concluíram que a reabilitação com exercícios contribuiu para melhorar e manter a função endotelial desses pacientes durante os 30 dias de acompanhamento.
“As exacerbações agudas graves da DPOC estão associadas a piores desfechos de saúde, que incluem o risco elevado para eventos cardiovasculares e intolerância ao exercício físico. Foi comprovado que o exercício físico melhora a função endotelial em outras doenças. Portanto, nossa hipótese foi a de que também traria benefícios neste contexto de agudização e piora clínica”, explica a Dra. Renata Mendes, professora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar e uma das autoras do estudo.