De 19 a 24 de agosto, Belo Horizonte foi o cenário do MECOR 2024, um programa intensivo voltado para médicos e profissionais da saúde, focado em capacitação e liderança em pesquisa epidemiológica, clínica e operacional nas áreas de doenças respiratórias, cuidados intensivos e medicina do sono. Celebrando sua 30ª edição, o evento reforçou sua importância na formação de profissionais ao longo de três décadas.
Organizado pela Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), em parceria com a American Thoracic Society (ATS) e com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a edição deste ano foi bastante significativa, marcando o retorno do evento ao Brasil após uma pausa desde 2017.
De acordo com a diretora do programa na América Latina, Dra. Juliana Ferreira, o MECOR é um programa extremamente importante para a capacitação de profissionais de saúde em países de baixa e média renda. “Criado pela ATS há 30 anos, o MECOR é um curso de capacitação que funciona em parceria com sociedades de seis regiões: América Latina, África, China, Turquia, Sudeste Asiático e Índia”, explicou.
Durante esse tempo, mais de 1.300 profissionais já foram treinados na América Latina. “O Brasil é um dos países que mais envia alunos ao MECOR, e foi uma alegria enorme realizar o curso aqui novamente, com o apoio incrível da Universidade Federal de Minas Gerais e da SBPT. O evento foi um grande sucesso, tanto para os brasileiros quanto para os participantes de outros países que, além do conhecimento adquirido, ficaram muito felizes em conhecer as cidades brasileiras”, compartilhou a diretora.
Segundo a Dra. Suzana Tanni, que ministrou aulas no evento, o curso apresentou resultados além do esperado, com excelentes perguntas e desenvolvimento dentro da área respiratória, trazendo novos conhecimentos e impactos na medicina….