De 8 a 12 de outubro, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizou o 41º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia em conjunto com o 17º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória e o 13º Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia. O evento, que aconteceu em Florianópolis, reuniu 2.498 participantes em uma intensa troca de experiências e discussões sobre os avanços na pneumologia e na saúde respiratória do Brasil e do mundo.
Durante cinco dias, 300 palestrantes compartilharam conhecimentos sobre asma, doença pulmonar avançada, função pulmonar, inovações no tratamento da DPOC e outras doenças respiratórias, promovendo um diálogo enriquecedor entre estudantes, médicos, pesquisadores e outros profissionais da saúde.
Na terça-feira (08/10), os congressistas puderam participar de cursos pré-congresso sobre distúrbios respiratórios do sono; vias aéreas unidas; função pulmonar; ventilação mecânica; endoscopia respiratória; imagem; asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) para atenção primária; ultrassonografia de tórax; e construção de diretrizes e consensos nacionais.
Lançamento do Curso de Asma e DPOC para Atenção Primária e lançamento de Manual
O curso de Asma e DPOC para Atenção Primária, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), foi uma das grandes inovações do evento, ao capacitar e promover a atualização dos médicos da atenção básica no manejo e devido encaminhamento dos pacientes que vivem com essas respectivas enfermidades.
Para o Dr. Luiz Fernando Pereira, o congresso foi inspirador e fundamental para os avanços na abordagem da DPOC no Brasil. “Como coordenador da Comissão de DPOC, fico extremamente satisfeito em ver as salas cheias e o grande interesse em temas tão críticos, como diagnóstico…