Na terça-feira (7/5), Dia Mundial da Asma, o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Ricardo Martins e os membros da Comissão Científica de Asma, Dra. Lilian Ballini e Dr. José Eduardo Cançado, participaram de Ato Solene realizado no Salão Nobre do Congresso Nacional, em Brasília, para discutir avanços e desafios no tratamento desta doença respiratória crônica que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros.
O evento, de iniciativa do Deputado Federal Flávio Nogueira, com o apoio da Colabore com o Futuro e da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA-SP), contou com a participação de especialistas que abordaram temas como a atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), as necessidades não atendidas da asma grave, o controle da doença, o descarte correto de dispositivos inalatórios, entre outros.
“Apesar da aprovação de novos medicamentos pela Conitec, muitos desses tratamentos ainda não estão disponíveis para os pacientes do SUS, pois não fazem parte do PCDT desatualizado”, afirmou Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro. “A atualização desse protocolo é urgente para evitar a morte de crianças que precisam de acesso a esses novos tratamentos”, enfatizou.
Na ocasião, os representantes da SBPT buscaram sensibilizar os congressistas presentes acerca da necessidade de considerar asma como problema de saúde pública e por conseguinte reforçar a assistência à doença na Atenção Básica e facilitar o acesso aos medicamentos inalatórios disponibilizando-os nas farmácias do SUS e no Programa Farmácia Popular.
A solenidade também contou com a participação de pacientes, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e reivindicar melhores condições de cuidado. Cláudio Abrahão do Amaral, vice-presidente da Associação Brasileira de…