Anvisa indefere pedidos de liberação de cigarro eletrônico no Brasil


Em fevereiro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indeferiu cinco solicitações de liberação de dispositivos da marca Vuse ePod 2 no Brasil.

As Resoluções nº 407, de 03/02/2023, e nº 493, de 13/02/2023, registraram o indeferimento dos pedidos da Souza Cruz Ltda., feitos entre 2021 e 2022.

Para a Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a decisão da Anvisa foi determinante para a proteção da saúde de todos os brasileiros.

Além disso, é importante lembrar que a RDC nº 46, de 31/08/2009, proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil.

Inclusive, o Vuse foi um dos cigarros eletrônicos analisados no estudo “Characterizing the Chemical Landscape in Commercial E-Cigarette Liquids and Aerosols by Liquid Chromatography–High-Resolution Mass Spectrometry”¹, que detectou a falta de transparência da indústria sobre as quase 2 mil substâncias encontradas nesses dispositivos.

Segundo estudo da Johns Hopkins University, o dispositivo Vuse contém até cafeína, cujos efeitos na forma inalada ainda são desconhecidos. Imagem: Lindsay Fox – Flickr.

¹Chem. Res. Toxicol. 2021.



Leia Mais >