A Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), tem a satisfação de anunciar o lançamento da edição revisada e unificada das Orientações Práticas em Ventilação Mecânica 2024. Essa nova versão, cuidadosamente atualizada, reflete o esforço conjunto de 75 especialistas das áreas de medicina intensiva, pneumologia e multiprofissional, que se dedicaram a compilar as melhores práticas e evidências científicas dos últimos 20 anos.
A ventilação mecânica, tanto invasiva quanto não invasiva, é uma ferramenta essencial no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda. Por isso, o uso adequado deste suporte vital requer o conhecimento aprofundado de sua aplicação, indicações, contraindicações e cuidados. Com esse objetivo em mente, a AMIB e a SBPT uniram forças, em 2013, para criar as Recomendações Brasileiras de Ventilação Mecânica, e agora apresentam uma nova edição revisada, com nova metodologia e novos temas, para apoiar ainda mais os profissionais da saúde.
A Importância do Documento
Este documento é um recurso para consulta e uso prático para médicos e toda a equipe multiprofissional que lida diretamente com pacientes críticos. Sua estrutura foi desenvolvida para ser aplicada diretamente à beira do leito, com orientações práticas baseadas nas melhores evidências disponíveis e publicações científicas de impacto.
A edição 2024 aborda 38 temas relacionados ao suporte ventilatório, cada um revisado e elaborado por uma dupla de especialistas. Essas duplas realizaram uma extensa busca nas principais bases de dados internacionais, como Medline e Cochrane, além de revisarem artigos das principais revistas científicas, incluindo a Critical Care Science (antiga Revista Brasileira de Medicina Intensiva) e o Jornal Brasileiro de…