AMB e sociedades médicas apoiam o Movimento Nacional Pela Vacinação


Na terça-feira (18/04), o Ministério da Saúde realizou uma reunião de alinhamento de estratégias do Movimento Nacional Pela Vacinação, com a Associação Médica Brasileira (AMB) e sociedades médicas, incluindo a SBPT.

Participaram da mesa o Presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, o Diretor Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Dr. Marcos Antonio Cyrillo, o Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Dr. Renato Kfouri, e o Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dr. Fábio Kuschnir.

Estiveram presentes, ainda, os Presidentes das Sociedades Brasileiras de Geriatria e Gerontologia (SBGG), de Nefrologia (SBN) e de Pediatria (SBP).

O encontro promoveu a troca de informações e de proposições para a retomada das altas coberturas vacinais no país, que estão em queda desde 2019, de acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI). O PNI, marco na história da saúde pública brasileira, completará 50 anos em 2023.

A SBPT foi representada pela Presidente, Dra. Margareth Dalcolmo, embaixadora do Movimento Nacional Pela Vacinação. Foto: Laudemiro Bezerra.

Na reunião, o Ministério da Saúde demonstrou a queda das coberturas vacinais médias no calendário das crianças registrada por triênio, de 1980 a 2021.

Entre as propostas do Ministério da Saúde está a ação multivacinação entre abril e junho de 2023, priorizando os estados com maior risco de introdução de doenças imunopreveníveis, como Amazonas, Acre, Rio Grande do Norte, Roraima e Mato Grosso do Sul.

De acordo com Ethel Maciel, do Ministério da Saúde, ações como integração da carteira de vacinação, campanhas nas escolas, a condicionalidade da vacina em…



Leia Mais >