Nos dias 3 e 4 de maio, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizou, no Rio de Janeiro, a III Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes (SBPT Acolhe), que reuniu 56 residentes em pneumologia dos mais diversos estados do país e 62 tutores de atividades e facilitadores de grupos de trabalho.
Além de promover a criação de vínculos e um canal para a troca de experiências, o SBPT Acolhe tem como principal objetivo apresentar aos novos residentes os contextos, as situações clínicas e os procedimentos mais comuns à rotina da pneumologia. Para isso, o treinamento envolve dez sessões hands on e oito discussões clínico-interativas que unem teoria e prática.
Segundo a coordenadora da oficina, Dra. Juliana Ferreira, são vários os motivos que fazem do evento um sucesso.
“Primeiro, a qualidade do conteúdo oferecido que proporciona aos residentes uma introdução abrangente e aprofundada às práticas e desafios da especialidade. Segundo, tutores realmente engajados com o compartilhamento de experiências e insights, que enriquecem ainda mais o conhecimento dos participantes, preparando-os para a prática da Pneumologia. Por fim, o ambiente acolhedor e colaborativo que faz com que os residentes se sintam confortáveis para interagir, fazer perguntas e estabelecer conexões com colegas e mentores, contribuindo para um clima de aprendizado estimulante e enriquecedor que auxilia os residentes na construção de sua identidade profissional como pneumologistas”, detalhou.
Além disso, o Dr. Glauco Plens, integrante da comissão organizadora do evento, também acredita que o SBPT Acolhe oportuniza, aos novos residentes e especializandos de pneumologia, espaço e tempo dedicados à reflexão sobre os diversos problemas clínicos da especialidade.
“Essa imersão, ainda no início de suas residências, permite que eles possam elaborar propostas de soluções para esses problemas e…