A 2ª vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Anamaria Cavalcante e Silva, representou a entidade durante o I Encontro de Saúde da Criança e o II Encontro de Imunização do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI), realizado em Fortaleza, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). O evento reuniu profissionais da saúde, gestores e representantes indígenas para discutir temas relacionados ao cuidado da criança e do adolescente, com prioridade para imunização.
“As populações indígenas têm particularidades que precisam ser observadas. Ao longo do Encontro, estabelecemos um espaço de troca de conhecimentos e reflexões sobre alguns dos principais desafios da saúde infantil nas comunidades indígenas do Ceará”, pontuou a pediatra, que integrou a mesa de abertura do evento.
Além da dra. Anamaria Cavalcante e Silva, a cerimônia também contou com a participação do presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), dr. João Borges; da integrante do Departamento de Imunizações da SBP, dra. Jocileide Sales Campos; da representante da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Ceará, Iara Holanda; do enfermeiro indígena, Júnior Anacé; da chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena, Iatiane Lemos; e do coordenador do DSEI/CE, Lucas Guerra Carvalho de Almeida.
Durante os debates científicos, o pesquisador da saúde indígena, João Paulo Vieira Neto, apresentou um histórico sobre a população indígena do Ceará. Já a pediatra do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dra. Tati Andrade, falou sobre crescimento e desenvolvimento da criança indígena. O integrante do Departamento Científico de Infectologia da SBP, dr. Robério Dias Leite, discutiu as principais doenças imunopreveníveis da infância.
Na ocasião, foram discutidas ainda as concepções da infância na perspectiva dos povos originários, com a apresentação da médica da Saúde…