Referência em alimentação saudável no Brasil, a apresentadora Rita Lobo foi uma das palestrantes prestigiadas durante o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, em apresentação que celebrou parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no projeto “Comida de bebê: uma introdução à comida de verdade”. A iniciativa trata da importância de introduzir alimentos naturais na rotina das crianças desde a primeira infância, ajudando a construir uma relação saudável com a comida.
O colóquio sobre nutrologia foi coordenado pelo 1º vice-presidente da SBP, Edson Ferreira Liberal, pela presidente do Departamento de Nutrologia da SBP, Fabíola Isabel Suano de Souza, e pelo presidente do Departamento de Imunizações, Renato de Ávila Kfouri. Vestindo camiseta estampada com a frase “Comida de bebê não é papinha: é pê-efinho!”, Rita explicou que o projeto Comida de Bebê incentiva que as crianças compartilhem das refeições da casa, adaptadas para sua faixa etária, estimulando o consumo de pratos balanceados e ricos em nutrientes.
Na oportunidade, a presidente do Departamento de Nutrologia abordou o papel fundamental dos pediatras na orientação alimentar. “Entre 70% e 80% das crianças brasileiras menores de dois anos estão consumindo alimentos ultraprocessados, que têm forte associação com doenças crônicas degenerativas ao longo da vida. A introdução de comida de verdade deve começar cedo, a partir dos seis meses de idade”.
Fabíola Suano enfatizou a importância da amamentação, destacando que crianças amamentadas consomem até 60% menos alimentos ultraprocessados, evidenciando a necessidade de ações claras das políticas públicas para promover hábitos alimentares saudáveis e de um olhar crítico para a publicidade de produtos ultraprocessados.
Segundo a chef Rita Lobo, que é apoiadora oficial do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, a introdução alimentar…