Sabe aquela sensação de ouvido entupido ou tampado durante uma viagem de avião, em regiões de serra ou em atividades dentro da água? Segundo os especialistas, é algo normal e passa em poucos minutos, mas a sensação não é muito agradável e é necessário ter atenção para alguns sinais.
Leia também – Especialistas orientam sobre cuidados com o excesso de cera no ouvido
Isso se dá por mudanças na pressão do ar onde estamos. Essas mudanças desequilibram a pressão dentro do ouvido médio em relação ao ambiente, levando a uma sensação de entupimento, desconforto ou até mesmo perda auditiva temporária.
Vinicius Ribas Fonseca, médico otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, recomenda que, em casos assim, o ideal é praticar o “Método de Valsalva” para equilibrar a pressão nos ouvidos e aliviar a sensação de ouvido entupido.
“A técnica é simples: o paciente fecha a boca, aperta o nariz e força delicadamente a entrada do ar nas orelhas para equilibrar a pressão nos ouvidos. No entanto, pessoas com problema de pressão nos olhos, problemas de retina e implantes oculares não devem realizar a técnica, pois as condições podem se agravar”, alerta Vinicius.
Orientação para crianças e bebês
Em crianças e bebês, a mudança de pressão pode ser mais notada, pois o canal (trompa de Eustáquio) que comunica a orelha e a garganta não funciona muito bem. Por isso, a dica é oferecer gomas de mascar ou balas mastigáveis para amenizar o desconforto. No caso dos bebês, a amamentação no seio e a mamadeira são boas opções.
Como aliviar a sensação de ouvido entupido
Confira algumas orientações para aliviar a sensação de ouvido entupido durante viagens ou atividades dentro da água:
– Boceje ou mastigue: bocejar ou mastigar algo ajuda a abrir a trompa de Eustáquio, um canal que conecta o ouvido médio à parte de trás da garganta, permitindo que o ar flua e equilibre as pressões.
– Engula saliva: engolir também ajuda a abrir a trompa de Eustáquio. Pode ser útil ter um chiclete ou algo para beber durante o voo.
– Manobra de Valsalva: como já citado anteriormente, a técnica consiste em fechar a boca, prender o nariz e tentar exalar sem liberar o ar. Isso ajuda a equalizar a pressão nos ouvidos, mas faça esta manobra com cuidado para não forçar muito o tímpano.
– Bochecho com água: leve um gole de água na boca, mantenha a boca fechada e incline a cabeça para trás. Isso pode ajudar a abrir a trompa de Eustáquio.
– Descongestionantes nasais: se você estiver lidando com congestionamento nasal, o uso de um descongestionante nasal sob orientação médica pode ajudar a reduzir o desconforto, assim com utilizar soro nasal em jato contínuo.
Procure ajuda especializada
Se essas medidas não aliviarem a sensação de ouvido entupido ou causar dor intensa, perda de audição persistente, coceira e outros sintomas, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para exame clínico e de audiometria.
“Algumas infecções de ouvido podem causar a sensação de entupimento e problemas na audição. Pegar um avião ou mergulhar em profundidades com uma inflamação no ouvido, por exemplo, pode causar dores intensas e até mesmo perfuração no tímpano”, resume Vinicius.
*Informações Assessoria de Imprensa