Whey Protein na progressão da sarcopenia entre os idosos – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Um estudo que avaliou o impacto da suplementação de proteína de soro do leite na progressão da sarcopenia entre idosos sugeriu que se deve considerar a suplementação oral de whey protein de acordo com a idade e atividade física adequada pode favorecer a prevenção da sarcopenia no grupo de alto risco.

O impacto da suplementação de proteína de soro de leite na progressão da sarcopenia entre os idosos: uma revisão sistemática e meta-análise

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2020-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável. Estima-se que até 2050, uma em cada cinco pessoas terá mais de 60 anos de idade. Tendo em conta o envelhecimento das populações, é essencial garantir o “envelhecimento saudável” definido como “um processo ao longo da vida que otimiza oportunidades para melhorar e preservar a saúde e o bem-estar físico, social e mental, independência, qualidade de vida e promover mudanças positivas ao longo da vida”.

A sarcopenia é uma condição que afeta significativamente o envelhecimento. O International Sarcopenia Consensus Conference Working Group define a sarcopenia como “uma doença muscular (falha muscular) enraizada em alterações musculares adversas que se acumulam ao longo da vida”. O termo ‘sarcopenia’ foi originalmente definido por Rosenberg em 1989 como perda de massa muscular usando o grego “sarx” para carne e “penia” para perda. Foi somente depois de algum tempo que a sarcopenia foi listada como uma doença muscular na Classificação Internacional de Doenças (CID-10:M62). A sarcopenia está relacionada ao envelhecimento avançado e se inicia antes dos 60 anos. Vale ressaltar que a diminuição da massa muscular começa a partir dos 40 anos. A prevalência de sarcopenia em pessoas com mais de 60 e 80 anos de idade é estimada em 5–13% e 11–50%, respectivamente. De acordo com o consenso mais recente, as principais características da sarcopenia são…



Leia Mais >