um estudo controlado randomizado – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


A Atkins e outras dietas com baixo teor de carboidratos para perda de peso e tratamento do diabetes tipo 2 têm focado a atenção do público e da ciência na ingestão de baixo teor de carboidratos e maior ingestão de gordura e proteína e levantadas preocupações sobre os alimentos com carboidratos processados em geral. As Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão (DASH) e as dietas mediterrâneas enfatizaram o valor de dietas com mais frutas e vegetais, baixo teor de laticínios e redução da ingestão de carne. Essas dietas mais baseadas em vegetais são agora reconhecidas como padrões dietéticos apropriados para o público em geral e são defendidas nas diretrizes de prática clínica para controle da hipertensão, controle do diabetes e redução do risco de doença cardiovascular. Em virtude de promoverem o aumento da ingestão de frutas e vegetais, não são dietas com baixo teor de carboidratos.

Embora essas dietas mais baseadas em vegetais tenham ganhado aceitação científica, a dieta Atkins agora não é geralmente defendida em sua forma original porque é uma dieta rica em carne vermelha e gordura saturada de origem animal. No entanto, os objetivos originais de baixo teor de carboidratos da dieta continuam a ser populares como as dietas “paleo” e “keto”. 

OBJETIVOS DO ESTUDO

Para abordar as preocupações com o alto consumo de carne vermelha e gordura saturada e baixos níveis de alimentos vegetais, frutas e vegetais, desenvolvemos uma abordagem vegana com baixo teor de carboidratos para dietas do tipo Atkins, usando uma dieta rica em proteínas vegetais e óleos vegetais insaturados, como a canola, que consideramos estar mais de acordo com as diretrizes alimentares e também potencialmente mais ecologicamente sustentáveis. Comparamos esta dieta vegana com baixo teor de carboidratos à base de plantas com uma dieta vegetariana do tipo DASH sem carne no diabetes tipo 2 e também avaliamos a sustentabilidade…



Leia Mais >