Tirzepatida uma vez por semana para o tratamento da obesidade – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Tirzepatida uma vez por semana para o tratamento da obesidade

A obesidade é a doença crônica mais prevalente em todo o mundo, afetando aproximadamente 650 milhões de adultos. O excesso de adiposidade e suas inúmeras complicações, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, impõem uma carga econômica considerável e constituem os principais contribuintes para a morbidade e mortalidade global. Tratamentos que resultam em reduções de peso substanciais podem melhorar os resultados para pessoas que vivem com obesidade.

Historicamente, o tratamento da obesidade se concentrava quase exclusivamente em abordagens baseadas no estilo de vida. No entanto, evidências de que dieta e exercício estimulam mecanismos fisiológicos de contrarregulação que limitam a redução de peso e impedem a manutenção do peso levaram à percepção de que a obesidade é uma doença metabólica complexa e multicomponente de homeostase energética envolvendo mecanismos centrais e periféricos. Uma vez que a obesidade está presente, esses mecanismos dificultam o retorno ao baixo peso. Assim, várias diretrizes clínicas agora recomendam o tratamento com medicamentos antiobesidade para pessoas com obesidade ou para aquelas com sobrepeso e complicações relacionadas ao peso.

Estudos recentes com agonistas do receptor do peptídeo 1, semelhante ao glucagon de ação prolongada (GLP-1), demonstraram que uma maior eficácia com segurança aceitável pode ser alcançada ao direcionar as vias de hormônios endógenos estimulados por nutrientes. O polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP), outro hormônio estimulado por nutrientes, regula o balanço energético por meio da sinalização do receptor de superfície celular no cérebro e no tecido adiposo. Uma molécula que combina o agonismo do receptor de GIP e GLP teoricamente pode levar a uma maior eficácia na redução de peso.

Tirzepatida é um peptídeo injetável subcutâneo uma…



Leia Mais >