Suplementação de vitamina D em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Suplementação de vitamina D em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica com baixa vitamina D sérica: um estudo controlado randomizado

A vitamina D surgiu como um potencial terapêutico em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A deficiência de vitamina D é altamente prevalente em pacientes com DPOC e está relacionada à gravidade da doença. A DPOC é caracterizada por uma limitação progressiva não reversível do fluxo aéreo causada por uma reação inflamatória anormal dos pulmões à fumaça do tabaco ou outros irritantes das vias aéreas. Vários fatores, como infecções bacterianas e virais, podem desencadear exacerbações da DPOC. Essas exacerbações podem resultar em internações hospitalares, declínio mais rápido da função respiratória e diminuição da qualidade de vida.

A vitamina D tem sido hipotetizada para ter efeitos benéficos em pacientes com DPOC através de seus efeitos imunomoduladores. A vitamina D estimula as células do sistema imunológico adaptativo a se diferenciarem em direção a um fenótipo tolerogênico e diminui a produção de mediadores pró-inflamatórios. Além disso, a vitamina D estimula a fagocitose e a atividade antimicrobiana das células imunes inatas. Além dos efeitos no sistema imunológico, a vitamina D afeta a função muscular. As meta-análises mostram um efeito pequeno, mas relevante, da suplementação de vitamina D na força do músculo esquelético em participantes com deficiência de vitamina D e idosos. Em pacientes com DPOC, a redução da força muscular esquelética é comum e está relacionada à gravidade e mortalidade da doença. Esses achados levaram à hipótese de que a suplementação de vitamina D pode ser benéfica em pacientes com DPOC, principalmente na prevenção de exacerbações.

Quatro ensaios randomizados controlados por placebo (ERCs) estudaram os efeitos da suplementação de vitamina D na taxa de exacerbação em…



Leia Mais >