Semaglutida uma vez por semana em adultos com sobrepeso ou obesidade – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Semaglutida uma vez por semana em adultos com sobrepeso ou obesidade

A obesidade é uma doença crônica e um desafio de saúde pública global. A obesidade pode levar à resistência à insulina, hipertensão e dislipidemia, está associada a complicações como diabetes tipo 2, doença cardiovascular e doença hepática gordurosa não alcoólica, e reduz a expectativa de vida. Mais recentemente, a obesidade tem sido associada ao aumento do número de hospitalizações, necessidade de ventilação mecânica e morte em pessoas com doença de coronavírus (Covid-19). Embora a intervenção no estilo de vida (dieta e exercícios) represente a pedra angular do controle de peso, manter a perda de peso a longo prazo é um desafio. As diretrizes clínicas sugerem farmacoterapia adjuvante, particularmente para adultos com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais, ou 27 ou mais em pessoas com condições coexistentes. No entanto, o uso de medicamentos disponíveis permanece limitado por eficácia modesta, preocupações de segurança e custo.

A semaglutida é um peptídeo semelhante ao glucagon- 1 (GLP-1) análogo aprovado, em doses de até 1 mg administrada por via subcutânea uma vez por semana, para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos e para redução do risco de eventos cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. A semaglutida induziu a perda de peso em pessoas com diabetes tipo 2 e em adultos com obesidade que participaram de um estudo de fase 2, descobertas que apoiaram uma investigação mais aprofundada.

OBJETIVOS DO ESTUDO

O programa global Fase 3 Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity (STEP) tem como objetivo avaliar a eficácia e a segurança da semaglutida administrada por via subcutânea na dose de 2,4 mg uma vez por semana em pessoas com sobrepeso ou obesidade, com ou sem complicações relacionadas ao peso.

Este estudo de 68 semanas avaliou a eficácia e a segurança da…



Leia Mais >