Semaglutida em pacientes com cirrose não alcoólica relacionada à esteatohepatite – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Semaglutida 2,4 mg uma vez por semana em pacientes com cirrose não alcoólica relacionada à esteatohepatite: um estudo de fase 2 randomizado, controlado por placebo

Pacientes com cirrose relacionada à esteatohepatite não alcoólica (NASH) apresentam risco particularmente alto de desenvolver morbidades relacionadas ao fígado potencialmente fatais, como hipertensão portal, descompensação hepática, carcinoma hepatocelular, mortalidade relacionada ao fígado e eventos cardiovasculares. Até 2030, espera-se que a doença hepática avançada entre os pacientes com NASH aumente em 160%, para quase 8 milhões de casos nos EUA, levando a cerca de 3,5 milhões de casos de cirrose e mais de 100.000 casos de doença descompensada. Esse aumento na prevalência está associado ao envelhecimento da população e ao aumento da incidência de síndrome metabólica relacionada ao aumento epidêmico da obesidade e do diabetes tipo 2.

De fato, aproximadamente 71% dos pacientes com cirrose relacionada à NASH têm diabetes tipo 2, e o controle glicêmico abaixo do ideal é um marcador de doença avançada e resultados clínicos adversos. Pacientes com cirrose relacionada à NASH têm uma alta necessidade não atendida de farmacoterapias eficazes para melhorar a história natural desta doença, incluindo o aumento do risco associado de morbidade e mortalidade cardiovascular, mas atualmente não há farmacoterapias aprovadas para o tratamento de NASH.

Atualmente, o tratamento de primeira linha em pacientes com cirrose compensada e sobrepeso ou obesidade envolve intervenções no estilo de vida para obter perda de peso com segurança e tratar comorbidades (por exemplo, hiperlipidemia, hipertensão e diabetes). Apesar disso, há evidências limitadas de que a modificação do estilo de vida ou o tratamento de comorbidades em pacientes com cirrose melhora a morbidade ou mortalidade relacionada ao fígado. Do ponto de vista hepático, o principal objetivo do…



Leia Mais >