ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia
Maior qualidade da dieta está relacionada ao envelhecimento epigenético desacelerado
A qualidade da dieta é um importante fator de estilo de vida que afeta a saúde humana. Vários escores de qualidade da dieta foram desenvolvidos – por exemplo, o Índice de Alimentação Saudável Alternativo (AHEI), o escore de dieta de estilo mediterrâneo (MDS) e o escore de Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão (DASH) – que foram associados a uma variedade de doenças crônicas e mortalidade.
A metilação do DNA é o mecanismo epigenético mais estudado. Vários algoritmos foram desenvolvidos para prever o tempo de vida com base no status de metilação do DNA, incluindo os relógios epigenéticos Hannum e Horvath, metilação do DNA GrimAge, metilação do DNA PhenoAge e Dunedin Pace of Aging Methylation (Dunedin PoAm). Marcadores de envelhecimento epigenético derivados desses algoritmos têm sido associados ao tempo de progressão da doença e ocorrência de óbito independente da idade cronológica; portanto, esses marcadores podem ser usados como proxies para refletir o processo de envelhecimento biológico. Alimentos e nutrientes podem modificar os padrões de metilação do DNA modulando a atividade enzimática e alterando substratos e cofatores. Alguns estudos epidemiológicos observaram associações de nutrientes individuais, incluindo suplementação de ω-3 PUFA, e alimentos, incluindo vegetais, peixes e aves, com marcadores de envelhecimento epigenético. As pontuações de qualidade da dieta capturam os efeitos sinérgicos de alimentos e nutrientes individuais; no entanto, a relação entre a qualidade geral da dieta e marcadores de envelhecimento epigenético não foi totalmente explorada.
Explorar a associação da qualidade geral da dieta com marcadores de envelhecimento epigenético em um grande estudo populacional pode fornecer insights moleculares sobre os efeitos benéficos de uma dieta saudável na vida útil…