Ingestão de laticínios integrais e relação com adiposidade e riscos cardiometabólicos – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Produtos lácteos integrais não afetam adversamente a adiposidade ou fatores de risco cardiometabólico em crianças no Milky Way Study: um estudo piloto controlado randomizado duplo-cego

Revisões sistemáticas e meta-análises de coortes de adultos prospectivos mostraram que os principais alimentos lácteos integrais – leite, queijo e iogurte – estão associados a menores riscos de disfunção cardiometabólica, incluindo obesidade; doença cardiovascular (DCV); doença cardíaca coronária; insuficiência cardíaca; hipertensão; acidente vascular cerebral; síndrome metabólica (SM) e seus componentes; e mortalidade por todas as causas.

Em crianças, o aumento do consumo total de laticínios está associado à menor adiposidade. As associações entre a ingestão de laticínios e o risco de diabetes tipo 2 são mais sutis, com associações principalmente benéficas.

Embora os laticínios façam parte de uma dieta saudável em muitos países, acredita-se que os laticínios integrais aumentem o risco cardiometabólico. Na Austrália, o leite integral é considerado essencial para o crescimento infantil, mas todos com mais de 2 anos são aconselhados a consumir principalmente laticínios com baixo teor de gordura. Tradicionalmente, duas razões principais são dadas: a “hipótese da adiposidade” sugere que a maior densidade energética em laticínios integrais pode aumentar a ingestão de energia ad libitum e o peso corporal. A “hipótese da gordura saturada” considera que a fração de 60%–70% de gordura saturada na gordura láctea aumenta o colesterol LDL sérico, considerado um importante fator de risco para DCV.

No entanto, a projeção do risco cardiometabólico é geralmente baseada em pesquisas de nutrientes únicos ou resultados de componentes em adultos, e é cada vez mais evidente que os efeitos da matriz em alimentos integrais complexos modificam os impactos na saúde de nutrientes individuais. Portanto, consumir…



Leia Mais >