ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia
Um estudo concluiu que dietas com restrição calórica podem ser uma intervenção eficaz para a remissão do diabetes tipo 2, especialmente quando associadas a um programa intensivo de modificação do estilo de vida.
Efeito da restrição calórica em comparação com a dieta usual ou cuidados habituais na remissão do diabetes tipo 2: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados
A prevalência global da epidemia de diabetes tipo 2 aumentou por 3 décadas consecutivas. Atualmente, aproximadamente 450 milhões de adultos vivem com diabetes tipo 1 ou tipo 2, que deverá aumentar para 690 milhões até o ano de 2045. Pessoas com diabetes tipo 2 têm um risco 2 a 3 vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares e morte prematura, e têm um risco 5 vezes maior de insuficiência renal e 10 a 20 vezes maior de amputação e cegueira.
Está estabelecido que melhorar o controle glicêmico pode reduzir os riscos de complicações microvasculares e eventos de doenças cardiovasculares e que a dietoterapia é um componente chave nos programas de controle do diabetes tipo 2. Isso levou a recomendações de que, com a ajuda de uma equipe de saúde, as pessoas com diabetes tipo 2 adotem um plano alimentar saudável individualizado para otimizar o controle glicêmico e a saúde a longo prazo. Mais recentemente, a restrição calórica mais intensiva e as intervenções estruturadas no estilo de vida demonstraram alcançar a remissão do diabetes tipo 2. No entanto, o efeito da restrição calórica na remissão e controle do diabetes tipo 2 não foi avaliado de forma abrangente.
Existem várias meta-análises de estudos randomizados demonstrando a eficácia de diferentes programas dietéticos estruturados, incluindo padrões dietéticos com restrição de carboidratos, mediterrâneos ou vegetarianos para o controle do diabetes tipo 2. No entanto, há evidências limitadas disponíveis sobre os efeitos…