Digestibilidade da proteína de ervilha em comparação com a caseína – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Digestibilidade real de aminoácidos ileal da proteína de ervilha em comparação com caseína em humanos saudáveis: um estudo randomizado

A ingestão adequada de proteínas é um assunto de grande importância no campo da nutrição, pois a proteína é um nutriente indispensável sem nenhum órgão do corpo exclusivamente dedicado ao armazenamento. Por razões ambientais, tem sido recomendado que os países ocidentais reduzam o consumo de alimentos de origem animal em favor de produtos vegetais. Em particular, a família das leguminosas oferece a vantagem adicional de reduzir os aportes de nitrogênio durante o cultivo. No entanto, a maioria das proteínas vegetais são consideradas de menor digestibilidade em comparação com as fontes animais. Isso pode ser explicado pela presença de fatores antinutricionais que interagem com enzimas proteolíticas. Notavelmente, produtos de leguminosas (por exemplo, soja, ervilha, tremoço) demonstraram boa digestibilidade em humanos, porcos ou ratos, particularmente quando consumidos em uma forma purificada, como farinha de proteína, concentrado ou isolado. Entre eles, a proteína de ervilha oferece uma opção valiosa devido ao seu alto teor de proteína [24%] e seu perfil de aminoácidos (AA) relativamente equilibrado, apesar da reconhecida deficiência de AAs de enxofre em leguminosas.

Para avaliar a qualidade da proteína, a FAO recomenda o uso do escore de aminoácidos indispensáveis ​​digeríveis (Digestible Indispensable Amino Acid Score – DIAAS), com base na composição de aminoácidos indispensáveis ​​(AAI) das proteínas e suas digestibilidades ileais individuais. Isso implica que a digestibilidade deve ser avaliada individualmente para cada AA na digesta do íleo terminal, em vez de nas fezes, para evitar a metabolização dos AAs residuais da dieta pela microbiota colônica. Os dados sobre a digestibilidade do AAI em humanos são limitados porque a medição das perdas ileais…



Leia Mais >