Associação entre ingestão de vitamina C e redução da perda muscular relacionada à idade – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Vitamina C dietética e circulante mais baixa em homens e mulheres de meia-idade e mais velhas estão associadas a uma massa muscular esquelética mais baixa

A sarcopenia é caracterizada por uma perda progressiva e generalizada de massa e força muscular esquelética. O aumento da idade é um fator de risco bem reconhecido para a sarcopenia, de modo que em todo o mundo a condição afeta mais de 50 milhões de pessoas com idade superior a 50 anos. Enquanto a manutenção da força e da função é reconhecida como importante para prevenir limitações funcionais, incapacidade física e perda de mobilidade, menos reconhecidos são os distúrbios metabólicos associados à perda de massa muscular esquelética. Esses distúrbios metabólicos incluem a utilização alterada de aminoácidos, glicose e ácidos graxos, bem como contribuições para o aparecimento da obesidade e diabetes tipo 2. A sarcopenia e a perda muscular esquelética relacionada à idade também são os principais contribuintes para a fragilidade. Apesar da crescente percepção de que é importante reduzir a perda de massa esquelética e função com a idade, as opções atuais de prevenção são limitadas.

A etiologia da sarcopenia é multifatorial, com vários mecanismos contribuintes, incluindo causas endócrinas, alterações relacionadas à idade nas citocinas circulantes, produção de espécies reativas de oxigênio (EROs), imobilidade e baixa ingestão de proteínas. As EROs, que são produzidas durante o metabolismo oxidativo no músculo e da disfunção mitocondrial relacionada à idade, induzem danos celulares no músculo, assim como o aumento relacionado à idade nas concentrações circulantes de citocinas inflamatórias.

A vitamina C, uma vitamina hidrossolúvel obtida pelo consumo de frutas, vegetais e seus produtos na dieta, tem várias funções mecanicistas relevantes para o metabolismo e fisiologia do músculo esquelético, que podem prevenir a perda de…



Leia Mais >