Associação da ingestão de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 com o comprimento dos telômeros de leucócitos em homens nos EUA

schedule
2023-03-03 | 12:43h
update
2023-03-03 | 12:43h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate


Os telômeros são sequências curtas e repetitivas de DNA (TTAGGG) localizadas nas extremidades dos cromossomos eucarióticos. Em várias células somáticas, os telômeros encurtam progressivamente a cada ciclo de replicação celular. Em particular, altos níveis de inflamação e estresse oxidativo aceleram o encurtamento dos telômeros, o que, por sua vez, resulta em envelhecimento prematuro. No entanto, pode ser possível promover a estabilidade dos telômeros por meio da melhoria dos hábitos alimentares.

Publicidade

Dentre os nutrientes, os PUFAs das famílias ômega-3 (n–3) e ômega-6 (n–6) contribuem para o processo inflamatório. Os principais ácidos graxos n–3 consumidos são o ácido alfa-linolênico (ALA, 18:3n–3), EPA (20:5n–3), ácido docosapentaenóico (DPA, 22:5n–3) e DHA (22:6n–3). –3), os últimos 3 dos quais também podem ser biossintetizados em nosso corpo a partir do primeiro. Os principais ácidos graxos n–6 consumidos são o ácido linoléico (AL, 18:2n–6) e o ácido araquidônico (AA, 20:4n–6); novamente, o último pode ser biossintetizado do primeiro. A maioria desses PUFAs, que estão entre os fosfolipídios nas membranas celulares, está envolvida no processo inflamatório. Por exemplo, AA pode ser convertido em metabólitos com propriedades pró-inflamatórias ou anti-inflamatórias, enquanto EPA, DPA e DHA podem ser transformados em moléculas capazes de resolver a inflamação. Assim, um equilíbrio na ingestão dietética e no metabolismo de n–3 e n–6 PUFAs é necessário para um processo inflamatório eficiente. 

A ingestão de EPA + DHA foi inversamente associada às concentrações de receptores solúveis do fator de necrose tumoral, um marcador inflamatório plasmático. Essa associação foi dependente da ingestão de AL, por exemplo, a combinação da maior ingestão de EPA + DHA e AL foi relacionada aos menores níveis de inflamação, indicando que altas concentrações de AL não impediram…



Leia Mais >

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
15.11.2024 - 19:46:08
Uso de dados e cookies: