O BJN, periódico científico oficial da SBN, preenche os requisitos normativos para a classificação entre os “Estratos A2 e A4” da CAPES. Entretanto, desde 2019, o BJN vem sendo classificado equivocadamente no Estrato C – o que tem ocasionado danos ao periódico, à SBN e aos pesquisadores brasileiros que atuam na área da nefrologia.
A reunião foi agendada através da Frente Parlamentar da Nefrologia, representada no encontro pelo Presidente Dep Vinicius Carvalho e contou com a participação da Coordenadora geral Talita Moreira de Oliveira, da Coordenação Geral de Processos de Suporte à Avaliação (CGPRO) da CAPES. Essa reunião vem na sequência de uma série de ações que tem sido empregadas desde o início do ano pela SBN na resolução do caso.
Em janeiro de 2023, a diretoria da SBN e o BJN enviaram recurso administrativo à CAPES, mas não obteve resposta. Em julho de 2023, após novas tentativas de contato, a SBN enviou notificação extrajudicial à diretoria do Qualis/Capes para ratificar a solicitação de revisão da classificação equivocadamente atribuída ao periódico. Na reunião desta quarta-feira (6.12) foi informado que as reivindicações da SBN foram encaminhadas para avaliação e devemos ter uma resposta final ainda no primeiro trimestre de 2024.
O BJN é a revista científica trimestral da SBN, indexada ao Scielo, Lilacs, Scopus, Pubmed/Medline, dentre outros. É um periódico acesso aberto, publicada em inglês e português, e totalmente gratuito para autores e leitores. Em junho de 2023, o BJN recebeu seu primeiro Fator de Impacto (1.2) no Journal Citation Reports 2023.
Ainda na tarde de quarta-feira (6.12), o Presidente da SBN,…