Na última quarta-feira, 18 de setembro, a Associação Paulista de Medicina realizou webinar com o tema “Gestão eficiente das escolas médicas”. A palestra foi conduzida por Guilherme Succi, membro avaliador de cursos de Medicina do Ministério da Educação (MEC) e diretor executivo do Grupo São Leopoldo Mandic.
O encontro foi apresentado por Antonio José Gonçalves, presidente da APM, e mediado por Marianne Yumi Nakai, diretora Científica Adjunta da entidade, e Frederico Rezende, presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Estado de São Paulo.
Na abertura, Gonçalves expressou preocupação com a atual expansão de escolas médicas no Brasil. “Nos últimos meses, foram abertas 28 novas faculdades de Medicina, além das 398 que já existiam, e há previsão de mais 95 escolas. A maioria dessas instituições é privada, e o principal motivo para sua criação é econômico e não educacional”, afirmou.
Em seguida, Marianne Yumi Nakai enfatizou que o aumento do número de escolas médicas no Brasil vem acompanhado de uma série de desafios que comprometem a formação dos alunos. “Estamos vivendo um momento de abertura de novas instituições, o que levanta questões sérias sobre a qualidade do ensino oferecido”, afirmou.
Liderança
Guilherme Succi trouxe para o webinar a complexidade envolvida na gestão das escolas médicas, explicando que administrar essas instituições exige a coordenação de diversos fatores e atores, incluindo professores, alunos, instituições de Saúde e pacientes. Segundo ele, o rápido crescimento do número de faculdades de Medicina, nos últimos anos, impôs novos desafios, que vão desde a gestão de…