Na última quarta-feira (31), a Associação Paulista de Medicina realizou mais uma edição de seus tradicionais webinars. Desta vez, o tema abordado foi “Evolução da ventilação pulmonar mecânica”, com ênfase no desenvolvimento dos ventiladores, modos ventilatórios variados, tecnologia de monitoramento e ventilação não invasiva.
A palestra foi conduzida pelo engenheiro mecânico especializado em Ciências da Pneumologia, Jorge Bonassa. O 2º vice-presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, introduziu o tema; e o presidente do Instituto de Engenharia, José Eduardo Polyares Jardim, fez a abertura do evento. Paulo Pêgo Fernandes, diretor Científico da APM, e Jorge Luiz Valiatti, coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino, conduziram as discussões após a apresentação.
José Luiz Gomes do Amaral iniciou o encontro ressaltando a importância dos webinars para que a APM mantenha o contato com os médicos. Ele explicou que isso foi um fator chave para a aproximação da entidade com o Instituto de Engenharia, representado por Jardim. “Recentemente, notamos que eles [os webinars] seriam instrumentos interessantes para encurtarmos os laços com outras entidades que representam profissionais que dão suporte à Medicina”, argumentou.
Princípio
Em sua apresentação, Jorge Bonassa explicou que a evolução dos ventiladores mecânicos e da ventilação mecânica seguiu em vias paralelas. “O professor Robert Kacmarek, que foi um estudioso e pesquisador da ventilação mecânica, afirmou que a evolução dos ventiladores mecânicos espelha a própria evolução da Medicina Intensiva.”
De acordo com o especialista, na ventilação mecânica, há ventiladores que, por meio do circuito com dois ramos (inspiratório e expiratório), agindo de forma alternada, abrem uma válvula de fluxo e ao mesmo tempo fecham uma…