Webinar APM debate tromboembolismo venoso e pulmonar


Na última quarta-feira, 30 de agosto, a Associação Paulista de Medicina realizou mais uma edição de seus webinars, desta vez em parceria com a Regional de Santo André. Desta vez, o tema escolhido foi “Tromboembolismo venoso e pulmonar – avanços no diagnóstico e tratamento”.

O encontro foi apresentado pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, e moderado pelo presidente e pela diretora Científica da Regional, Newton Takashima e Nadjanara Dora Bueno, respectivamente. Para ministrar as palestras, foram convidados o cirurgião vascular e endovascular Reinaldo Donatelli, que forneceu explicações claras sobre o tromboembolismo venoso; e a pneumologista Cristina Teixeira, que destacou pontos importantes com relação à trombose pulmonar.

Introduzindo o assunto, Takashima salientou: “Ao longo dos últimos anos, percebemos que este tema tem se desenvolvido bastante, mas há muito ainda para aprender. Precisamos nos basear em dois grandes pilares: saber fazer e querer fazer. Insistir no assunto, trazer detalhes. Uma palavra de motivação e sensibilização a mais para os pacientes que, sem dúvida, sempre ajuda”.

Tromboembolismo venoso

A trombose venosa é uma patologia que afeta principalmente pacientes com restrição à mobilidade, hospitalizados, no pós-operatório, no período de gravidez e indivíduos com câncer e doenças inflamatórias, mas podendo afetar também pessoas que não se encontram nestes estágios. Como apresentou Reinaldo Donatelli, em estudos publicados nos Estados Unidos, a incidência anual de novos casos é de 2 milhões, com mortalidade de 200 mil por ano. Além disso, frequentemente causa morte súbita e é a maior causa de morte evitável em ambiente hospitalar.

O palestrante apontou ainda que o quadro clínico do tromboembolismo venoso depende da localização. “Em membros superiores, pode ser…



Leia Mais >