
Na última quarta-feira, 19 de março, a Associação Paulista de Medicina realizou Webinar com o tema “Redução Tributária para Médicos – Lucro Presumido Saúde”. O evento teve o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, como apresentador, e o diretor adjunto de Defesa Profissional, Marun David Cury, como moderador.
O presidente do Conselho de Administração do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), Francisco Balestrin, foi o comentarista das apresentações dos advogados tributaristas Renato Nunes e Lucas Barducco, sócios do escritório Machado Nunes.
“O tema de hoje é muito interessante para os médicos. Vamos falar sobre a redução tributária e o sistema de lucro presumido. Isso é importante na questão da economia para o médico. É um assunto muito pujante e queremos discutir com profundidade”, salientou Gonçalves.
Marun aproveitou a ocasião para deixar um alerta aos colegas. “O médico é um cidadão como qualquer outro. Ele tem todas as obrigações de um brasileiro. Nós lutamos para valorizar o trabalho do médico. Então, é importante estar ligado a todos os problemas que acontecem na nossa sociedade e que o médico aprenda a consultar um advogado tributarista para fazer o seu planejamento, para saber como deve andar a sua empresa.”
Balestrin destacou a importância de ter entidades como a APM e o SindHosp fornecendo o auxílio necessário aos profissionais quando surgem temas de impacto e que fogem dos hábitos técnico-científicos aos quais já estão familiarizados. “É importante estarmos sempre juntos. Estamos tratando de instituições que, ao mesmo tempo, cuidam de nós médicos enquanto CNPJ e CPF.”


Ação na prática
De acordo com Renato Nunes, atualmente, grande parte das empresas de serviços de Saúde, sobretudo clínicas e sociedades…