No último sábado (1), foi realizada a IV Jornada de Canabinoides Medicinais, de forma on-line e reunindo profissionais da Saúde especializados no assunto. O evento foi patrocinado pela BioCase, com apoio da Medical Expocannabis Brasil (Meca).
Romeu Fadul, coordenador da Jornada, fez a abertura. Ele destacou o estigma associado à planta e as principais patologias a serem tratadas com medicamentos que utilizam as substâncias. Um dos exemplos foi o da síndrome convulsiva refratária grave da infância. Ele também ministrou aula sobre a segurança, prescrição e cuidados com os canabinoides medicinais.
Logo após a abertura, Mariana Mafra, diretora Científica da Clínica São Vicente (Rede D’Or), falou sobre “A escolha da formulação do canabidiol em tratamento de Dor – as melhores indicações”, trazendo explicações sobre o processamento, os componentes e as formas que são produzidos e utilizados os medicamentos à base do cannabidiol. Apontou diversos itens que podem ser produzidos, como cremes e óleos.
Depois do intervalo, o anestesiologista especializado em Dor Fernão Soares de Oliveira colocou em pauta o mecanismo de ação dos canabinoides. Ele mencionou a evolução dos estudos relacionados à substância e que, ao longo dos últimos anos foram realizadas diversas descobertas, tanto sobre os benefícios quanto os efeitos colaterais.
Catarina Couras, neurocirurgiã, mencionou as vantagens que os canabinoides trazem para o alívio das dores, principalmente as crônicas. Também palestrou a respeito do controle que se deve ter ao optar pelo tratamento com os componentes da planta.
O também neurocirurgião Francinaldo Gomes, apresentou resultados positivos de pesquisas científicas em relação ao uso de…