A última edição de 2023 da Tertúlia Acadêmica – evento científico promovido pela Academia de Medicina de São Paulo – aconteceu na última quarta-feira, 13 de dezembro, na sede da Associação Paulista de Medicina. Desta vez, o tema abordado foi “Sobrevivência Polar: Shackleton e o Endurance”, com a pesquisadora e cirurgiã pediátrica Daniela Silvestre.
Como de costume, o encontro foi aberto pelo presidente da AMSP, Helio Begliomini, que apresentou a palestrante, dando uma breve introdução sobre seu percurso. “Daniela é médica especializada em Cirurgia Pediátrica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e já percorreu todos os continentes do mundo. É um prazer recebê-la aqui”.
Ao iniciar a apresentação, a palestrante elucidou sobre a lendária história que seria contada ao longo da tertúlia, apontando seu fascínio pelo tema e exibindo imagens de viagens realizadas por ela com o intuito de se aproximar da experiência vivida pelos tripulantes do Endurance – navio que ficou encalhado na Antártica, fazendo com que seus tripulantes fossem submetidos ao terrível frio polar, com uma temperatura de até 70° abaixo de zero por mais de 500 dias.
A expedição
De acordo com a palestrante, a viagem realizada com o Endurance para a Antártida foi empreendida pelo comandante Ernest Shackleton, que já havia liderado outras três expedições pelo continente, viagens essas que levaram cientistas a realizarem grandes descobertas.
Antes que o percurso fosse iniciado, Shackleton procurava por homens dispostos a embarcar nesta arriscada jornada; um dos anúncios feitos por ele nos jornais de Londres (1913), dizia: “Procuram-se homens para viagem arriscada, salário pequeno, muito frio, longos meses de completa escuridão, perigo constante, retorno duvidoso, honra e reconhecimento em caso de…