Na última quarta-feira, 25 de setembro, a Associação Paulista de Medicina realizou webinar sobre Setembro Amarelo. Com foco no slogan da campanha, “Se precisar, peça ajuda”, a conferência contou com a apresentação do presidente da APM, Antonio José Gonçalves, acompanhado pelo diretor de Comunicação da entidade, Marcos Cabello dos Santos, e da diretora Científica adjunta, Marianne Yumi Nakai, como moderadores; o encarregado pela palestra da edição foi o psiquiatra forense e diretor Cultural da Associação, Guido Arturo Palomba.
Para Gonçalves, o Setembro Amarelo busca quebrar tabus, abrir diálogos e incentivar o apoio entre aqueles que enfrentam questões emocionais. “No mês da conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Associação Paulista de Medicina faz este importante webinar que discutirá a saúde mental e a importância de pedir ajuda em momentos difíceis. Abordaremos como reconhecer os sinais de que alguém está passando por uma crise, como oferecer suporte e quais são os recursos disponíveis para buscar ajuda.”
Cabello, por sua vez, fez um breve histórico sobre o currículo de Palomba e salientou o privilégio da APM em ter na sua Diretoria um dos maiores expoentes da Psiquiatria nacional. “Guido é um querido amigo, um mestre, ele é de uma simplicidade absurda – e a simplicidade é o último grau da sofisticação. É uma honra estar aqui ao seu lado e com todos vocês esta noite.”
História da campanha
O especialista iniciou a apresentação relembrando que o mês de setembro é o escolhido para reforçar a importância da prevenção ao suicídio por conta de um caso marcante ocorrido em 1994, nos Estados…