Buscando reposicionar alinhamentos e fortalecer a parceria com as sociedades de especialidades, a Associação Paulista de Medicina vem realizando uma série de reuniões desde o início de junho. E na última quinta-feira, 8 de setembro, a entidade recebeu a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), representada pelo seu presidente, Marco Aurélio Vamondes Kulcsar.
O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, esteve acompanhado do 2º vice-presidente da entidade, Antônio José Gonçalves, relembrando o que motivou a Associação a buscar esta reaproximação com as sociedades de especialidade. “Começamos a fazer essas reuniões a partir da necessidade de revermos o nosso modelo enquanto associativismo. Não faz sentido não termos uma representação das próprias especialidades dentro da Associação Paulista de Medicina, já que precisamos ter um constante alinhamento com elas.”
Amaral relembrou que os associados que fazem parte da especialidade, neste caso a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, são bem-vindos para apresentarem suas demandas. Por este motivo, é necessário um termo de convênio que alicerce tal parceria, a tornando oficial.
Organização
De acordo com Kulcsar, pelo fato de a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço ser relativamente pequena, é mais fácil promover o que está sendo proposto, possibilitando o comprometimento com o projeto em questão. O médico, que já teve uma participação ativa na Associação Médica Brasileira, relembrou que a profissão vive, infelizmente, um momento crítico e de muito atrito.
“Precisamos pensar em como vamos agregar todo mundo. Eu vejo a situação e me preocupo…